STAR WARS

A saga Star Wars perante a Bíblia


Qual é o tema principal da saga Star Wars? É o domínio político da galáxia (universo), onde República e Império disputam o poder. Acontece que o mesmo líder atua dos dois lados: o Senador Palpatine (futuro Imperador) provoca a luta entre os dois lados, sendo que o vencedor acaba sendo ele mesmo. Puro engano!?

Sem exageros, poderíamos dizer que se trata apenas uma ficção, mas tem algo de subliminar aí:

1. A mentira rege o poder político. Sabemos que Jesus denunciou Satanás como sendo o pai da mentira em (João 8:44) - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.


2. Satanás, justamente por tentar dominar o universo, foi lançado fora por Deus, em Isaías 14:12-15:
(Isaías 14:12-15) - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo.

• A chamada "força"
A força, assim chamada, está presente por todos os 6 episódios da saga. Sua definição é a seguinte: é um campo de energia criado por todas as coisas vivas. Ela cerca e penetra todas as pessoas e mantém a galáxia unida.
Com ela, o seu portador é capaz de mover objetos, dominar mentes mais fracas, transmitir/captar pensamentos, antecipar o futuro e influenciar o pensamento de terceiros. Permite que os espíritos dos mortos se manifestem de forma limitada, no universo material. Creio que já conhecemos isto, mas com outros nomes: feitiçaria, magia negra ou branca, poder da mente, espiritismo etc. De qualquer maneira, esta prática é terminantemente abominável por Deus.
(Deuteronômio 18:11-12) - Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.


Os filmes utilizam muito a expressão "Que a força esteja com você", cujo propósito principal é difundir a frase entre os fãs. Parece ser uma besteira, mas no mundo espiritual tem muito peso. É uma mensagem subliminar, uma espécie de encantamento, para que a tal "força" se espalhe entre os outros. Em Provérbios 18:21, a própria Palavra diz que morte e vida estão no poder da língua, ou seja, as palavras têm grande poder no mundo espiritual.

A tal chamada "força" possui também um lado negro, cujas características são: ódio, ambição, dominação e impaciência. Corrói a saúde e deforma fisicamente os que optam pelo lado negro da força. Concluímos que, na realidade, NENHUM LADO É BOM. Os lados "branco" ou "negro" provocam efeitos totalmente proibitivos pela Bíblia.

Outro ponto importante é: nunca se revela QUEM está por trás desta força. É OCULTA. Parece ter vida própria, ou criada por algum ser superior que jamais é mencionado. É fácil concluir que Satanás está por trás desta doutrina falsa e de alta influência. Lembrem-se: este tipo de influência jamais fica preso somente à trama do filme, mas a intenção principal é atingir a quem o vê. E tem mais: Satanás é sutil e trabalha sorrateiramente, como a cobra até o momento de "dar o bote".

• Anakin Skywalker
É o personagem principal da trama. Anakin Skywalker é uma criança nascida de profecia, possivelmente concebida pelo desejo da própria "força". Curiosamente, é uma analogia (ou diria melhor: uma imitação barata) ao fato de Jesus Cristo ter sido concebido pelo próprio Espírito Santo. Se a trama seria somente um filme de entretenimento, por que esta tentativa de se imitar a mesma situação de nascimento de Jesus Cristo? Não nos esqueçamos do que acabamos de ler em Isaías 14:12-15: o diabo aspirou ao trono de Deus e pretendia ser mais que Deus, então é de se imaginar que ele imite a Deus para tentar enganar a muitos na tentativa de tomar seu lugar na vida das pessoas.
Anakin Skywalker
Anakin é então seduzido pelo lado negro da força, transforma-se em Darth Vader e se torna mestre deste mesmo lado negro, provocando matanças e destruição por toda a série de filmes. Mas de onde vem o nome Anakin?
Darth Vader
O nome "Anakin" vem exatamente dos filhos de Anaque (anaquins), e aparecem nas seguintes passagens bíblicas:

• Deuteronômio 1:28
"Para onde estamos nós subindo? nossos irmãos fizeram com que se derretesse o nosso coração, dizendo: Maior e mais alto é o povo do que nós; as cidades são grandes e fortificadas até o céu; e também vimos ali os filhos dos anaquins."

• Deuteronômio 9:1-2
"Ouve, ó Israel: hoje tu vais passar o Jordão para entrares para desapossares nações maiores e mais fortes do que tu, cidades grandes e muradas até o céu; um povo grande e alto, filhos dos anaquins, que tu conhecestes, e dos quais tens ouvido dizer: Quem poderá resistir aos filhos de Anaque?"

• Deuteronômio 2:10-11
"Antes haviam habitado nela os emins, povo grande e numeroso, e alto como os anaquins; eles também são considerados refains como os anaquins; mas os moabitas lhes chamam emins."

• Números 13:32-33
"Assim, perante os filhos de Israel infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra, pela qual passamos para espiá-la, é terra que devora os seus habitantes; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali os nefilins, isto é, os filhos de Anaque, que são descendentes dos nefilins; éramos aos nossos olhos como gafanhotos; e assim também éramos aos seus olhos."

Portanto, anaquins eram gigantes (neflins) que habitavam na terra. Daniel Mastral e Isabela Mastral, em seu livro "Rastros do Oculto"3, demonstram claramente que os gigantes são resultado de relações sexuais entre demônios (anjos caídos) e mulheres humanas. A origem dos gigantes está em Gênesis 6:1-4:
"Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade."

"Filhos de Deus" é uma expressão hebraica cujo significado é "anjo". A prova está em Jó:
(Jó 1:6) - E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.


(Jó 2:1) - E, VINDO outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.


Os anjos que são citados em Gn 6:1-4 são anjos caídos, ou demônios, que foram lançados à terra por causa da rebelião de Satanás contra Deus. São aquele um terço de anjos (Apocalipse 12:4), lembram? Pois bem, esse fato despertou a ira de Deus contra o homem, a ponto de reduzir sua idade para 120 anos. No caso dos demônios (os "filhos de Deus") já foram condenados por Deus a esta altura.

Estes gigantes eram aberrações! Tinham seis dedos nas mãos e nos pés (1 Crônicas 20:4-8) - daí outra "mera semelhança": ao ser seduzido pelo lado negro da força, Anakin se deforma fisicamente. O mesmo acontece com o Senador Palpatine, que se torna o imperador. Seria somente coincidência este personagem chamar-se justamente "Anakin"? Ezequiel 28:19 deixa claro que Satanás, por ter se rebelado contra Deus, perdeu sua beleza e se tornou uma criatura horrível. O mesmo ocorreu com todos os anjos que caíram com ele.

• Midiclorianas
As midiclorianas eram microorganismos que facilitavam a "canalização" da força dentro do corpo do humano ou outra criatura. Anakin era o que mais as tinha em seu organismo. Daniel Mastral e Isabela Mastral, no mesmo livro, comentam que segundo o satanismo, os gigantes eram experiências genéticas primitivas. Hoje, as experiências concentram-se em mutações no DNA para melhor canalização dos demônios nos corpos humanos. Ou seja, os demônios usariam os corpos humanos mais facilmente após estas mutações genéticas.

• A lua de Endor
Era o local secreto de construção da segunda estrela da morte. Seu nome-código era "lua santuário". O nome "Endor" chama a atenção, porque é exatamente o nome do local onde Saul consulta a uma feiticeira que invoca um demônio se fazendo passar por Samuel, em 1 Samuel 28:7-11. A questão seria: por que o diretor George Lucas escolhe sempre nomes de lugares e personagens que são exatamente citados como abomináveis a Deus por toda a Bíblia?
(I Samuel 28:7-11) - Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser. Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer? Então Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Vive o SENHOR, que nenhum mal te sobrevirá por isso. A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.

• O andróide C3PO adorado como deus
No episódio 6 (O Retorno de Jedi), o andróide C3PO se senta num trono e é adorado como deus pela tribo das criaturas Ewoks, nesta mesma lua de Endor. Vendo o fato, o personagem Luke Skywalker (filho de Anakin Skywalker) usa a "força" e levita o trono, ovacionando ainda mais a adoração a C3PO. Parece exagero de minha parte, mas são práticas totalmente contra a Bíblia e não posso deixar de comentá-las. Em Êxodo 22:20 e 2 Crônicas 33:17, entre outras passagens, Deus deixa claro para que ninguém preste culto a outros deuses.
Andróide C3PO
• O planeta Naboo
Naboo5 (pronuncia-se Nabú) é o nome do planeta onde vivia a rainha Padmé Amidala, esposa de Anakin Skywalker. Mais uma vez, este nome não é uma escolha a esmo. A Bíblia de Estudo Almeida6, indica o seguinte nas notas de Isaías 46:1:

Nebo, ou Nabú, era o nome de um deus mesopotâmico ou babilônico venerado como o deus da escrita e sabedoria. Deus diz que até estes falsos deuses se curvam perante Ele em Isaías 46:1-2:

"Bel se encurva, Nebo se abaixa; os seus ídolos são postos sobre os animais, sobre as bestas; essas cargas que costumáveis levar são pesadas para as bestas já cansadas. Eles juntamente se abaixam e se encurvam; não podem salvar a carga, mas eles mesmos vão para o cativeiro."

• Convivência de criaturas grotescas com seres humanos aparecem constantemente na trama
Dá para se notar claramente na trama que existe a tentativa de se acostumar o espectador às mais variadas criaturas horríveis convivendo "numa boa" com seres humanos, como é o caso de Jabba, Mestre Yoda e etc. Os filmes da série são recheados destes seres e talvez seja o que mais atrai o público. Demônios são criaturas horríveis (Ezequiel 28:19) e hoje convivem com a humanidade com a missão de matar, roubar e destruir (João 10:10).

Colocando esta análise à luz da Bíblia, é possível (não estou afirmando categoricamente, apenas dizendo que é possível) que a mensagem subliminar aqui sugere que a convivência de demônios com seres humanos seria algo normal e aceitável. Ora, o papel da Igreja é submeter-se a Deus e oferecer resistência ao diabo e seus demônios!

• Uma nave chamada Leviathan
Esta nave aparece no episódio 3. Segundo o satanismo, Leviathan é um dos principados de mais poder logo abaixo de Satanás, na hierarquia dos demônios. Por que uma nave é justamente batizada com este nome? Curiosamente, o comandante desta name tem o nome de Saul Karath. Na Bíblia, o rei Saul recebeu unção de Deus para governar o Povo mas foi deposto por Deus por sua desobediência. Acabou se suicidando (fez o que o diabo queria!).

Veja o que a Bíblia diz sobre Leviathan em Isaías 27:1:
"Naquele dia o Senhor castigará com a sua dura espada, grande e forte, o leviatã, a serpente fugitiva, e o leviatã, a serpente tortuosa; e matará o dragão, que está no mar."

Irmãos, o ser humano sempre tem uma tendência de levar as coisas para o lado do extremismo. Tomei o maior cuidado ao escrever esta mensagem e até pensei se deveria escrevê-la ou não, mas a ordem de Deus foi clara. O importante é que o cristão tenha equilíbrio para analisar os fatos. A intenção de descortinar o que está por trás de Star Wars é para que possamos prestar mais atenção sobre que tipo de alimento estamos dando às nossas mentes e às mentes de nossos filhos. Árvore boa não dá maus frutos e vice-versa.

Existem filmes que não possuem este tipo de mensagem subliminar, mas vivemos num mundo que jaz no maligno (1 João 5:19) e todo cuidado é pouco. Por isto temos que vigiar sempre para continuar oferecendo resistência a Satanás e seus demônios (1 Pedro 5:8).

Não há pecado nenhum em ir ao cinema e/ou assistir a um filme aparentemente inocente. Mas a dica que dou é: busquem o dom de discernimento do Espírito Santo justamente para filtrar se algo é mesmo inocente ou não. Eu particularmente fiquei muito surpreso com a quantidade de satanismo que encontrei inserida nas entrelinhas de Star Wars.

Ponham tudo à prova e retenham o que é bom (1 Tessalonicenses 5:21).

A Paz do Senhor a todos!

por Marcelo Benedeti Palermo


Fonte:
- REPORTAGEM. Especial Star Wars. URL: http://www.estadao.com.br/especial/extraonline/infograficos/starwars/main.htm. O Estado de São Paulo. Última modificação: 24 de julho de 2005.

- STARWARS.COM.
- MASTRAL, Daniel e MASTRAL, Isabela. Rastros do oculto. 1.ed. São Paulo: Editora Naós, 2004. 400 p.

- BÍBLIA DE ESTUDO ALMEIDA. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

- MASTRAL, Daniel e MASTRAL, Isabela. Filho do fogo - o descortinar da alta magia - volume 1. 9.ed. São Paulo: Editora Naós, 2003. 320 p.

Seguidores